Rua Marechal Floriano, 797 - Centro - 87130-000 - Paraná - IVATUBA

Um comentário, uma curtida, uma demiss&atil

Segunda-feira, 02 de março de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 519 vezes


Ouvir matéria

Um comentário, uma curtida, uma demissão. A falta de bom senso no uso das redes sociais pode trazer muita dor de cabeça ao trabalho. A Justiça do Trabalho, inclusive, tem reconhecido a justa causa contra empregados que usaram o facebook para criticar a empresa.

Mais do que se comunicar entre si, as pessoas comuns deixaram o papel secundário de espectadores e se transformaram em personagens, colocando suas opiniões e divulgando suas imagens num dos veículos de comunicação mais poderoso do universo – o facebook.

Falar mal da empresa nas redes é falar mal de alguém em público. É como se a pessoa aparecesse na televisão criticando publicamente seu empregador.

Ainda há quem pensei que a internet é um espaço totalmente livre, onde se posta o que vier na cabeça, sem conseqüência nenhuma. E quando o assunto é facebook, não esquecer que é exatamente aí que mora o perigo.

Apesar de ainda patinar na questão do marco regulatório da internet e na existência de leis claras para enquadrar descuidos e irresponsabilidade do mundo virtual, o Brasil já é rico em exemplos de punição de internautas que abusam da web para publicar e achar que está sempre protegido pelo escudo do anonimato.

No caso especifico do facebook não há sequer o benefício do anonimato, já que as paginas são pessoais. E mesmo no caso dos que criam páginas sem perfis, não há como fugir de responsabilidade pelo que publica na rede, uma vez que cada computador tem um IP e o IP está para a máquina como o RG está para o cidadão. Não tem para onde correr.

DICAS para você não se colocar na linha do facão:

1- Se for publicar fotos, evite divulgar imagens com pouca roupa ou consumindo bebidas alcoólicas;

2- Não escreva palavrões;

3- Evite expor opiniões sobre colegas de trabalho ou sobre a empresa;

4- Fique atento aos erros de português;

5- Cuidado na hora de selecionar os vídeos que posta, porque eles podem dar uma idéia errada de você perante seus superiores;

6- O face é o local menos adequado para você exercitar o seu direito à critica.

Fonte: Assessoria Municipal de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também