Rua Marechal Floriano, 797 - Centro - 87130-000 - Paraná - IVATUBA

Sa?de

Luta contra dengue mobiliza Ivatuba

Terça-feira, 19 de março de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 443 vezes


Ouvir matéria

O prefeito, Robson Ramos, que também é medico, preocupado com a epidemia de dengue em Ivatuba, decretou ponto facultativo na última segunda-feira (18), a fim de promover o "Dia Municipal de Combate à Dengue".

Durante a ação, funcionários da prefeitura saíram para as ruas da cidade e também zona rural, indo de porta em porta para conscientizar a população e fazer a limpeza necessária de lugares que abrigavam larvas do mosquito Aedes Aegypti. Neste dia os alunos também foram dispensados das aulas e junto com os professores estiveram no arrastão que mobilizou a todos.

Uma moto com caixa de som passou por toda a cidade avisando aos moradores o início do "Dia Municipal de Combate à Dengue", em seguida, as equipes começaram a se deslocar para as ruas da cidade e vistoriar casas e terrenos baldios à procura de possíveis criadouros do mosquito.

Foram retirados dos imóveis; pneus, latas, baldes, potes plásticos e diversos recipientes que podem acumular água. Todo o material recolhido durante a ação foi levado para uma empresa de reciclagem que dará o destino adequado para o lixo.

Os quase 80 funcionários que participaram do arrastão, também fizeram panfletagem alertando sobre os perigos da dengue.

"O mais importante dessa ação foi alertar os moradores para que mantenham os seus quintais sempre limpos, livres de resíduos que possam acumular água e posteriormente se tornarem criadouros do mosquito, afinal a dengue mata", alerta o prefeito, Robson Ramos.

O trabalho conjunto de municípios e comunidades já traz resultados positivos em outras localidades. De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, Peabiru é uma das cidades com mais casos de dengue no Estado, uma média de 912, e após ações de conscientização apresentou tendência de queda nos casos confirmados. Em janeiro o município registrou 130 casos em sete dias. Na primeira semana de fevereiro foram apenas 13.

Outro aliado no combate à dengue é o UBV pesado (fumacê), que atua no enfrentamento do mosquito adulto. A orientação é que a população abra janelas e portas quando o carro do fumacê passar. O Estado já enviou equipes e caminhonetes para realizar a aplicação do veneno em todas as cidades consideradas epidêmicas.

Fonte: http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2013/03/21/luta-contra-dengue-mobiliza-ivatuba/

 Galeria de Fotos

 Veja Também