Rua Marechal Floriano, 797 - Centro - 87130-000 - Paraná - IVATUBA

Meio Ambiente e Turismo

Sugest?es de economia para sua casa

Quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 865 vezes


Ouvir matéria

Atualmente muito se fala sobre recursos naturais e como aproveitá-los, economizando-os. Nesta postagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo traz para você e sua família algumas sugestões que podem ajudar a salvar o planeta e seu orçamento mensal, através da economia de água e energia elétrica em casa.

Energia

- Aproveite a brisa do dia abrindo as janelas de sua cada nas horas mais frescas. Assim você evita o uso do ventilador ou ar condicionado durante o dia.

- Adote uma rotina mais saudável, dormindo e acordando mais cedo. Se possível, realize a maior parte de seus estudos ou trabalho durante o dia. Assim, você pode economizar até 40% da energia elétrica diária e ainda ter melhor saúde.

- Aproveite o verão e evite os banhos quentes. O não uso do chuveiro elétrico nesse período pode reduzir o consumo de energia em até 40% em relação ao inverno.

- O uso da máquina de lavar com água fria diminui em quase 10 vezes o consumo de energia em relação ao uso dela com água quente.

 

Água

- Na lavagem da louça é recomendável primeiro ensaboar tudo e enxaguar de uma vez. Isso pode reduzir em até 50% o consumo de água para essa tarefa.

- Evite tomar banhos demorados. Desligue o chuveiro enquanto está se ensaboando ou passando o shampu.

- Conserte todos os vazamentos da casa. Uma torneira pingando chega a desperdiçar mais de 40 litros por dia. No fim do mês isso pode chegar a 1200 litros.

- Se você reside em casa, regule o número de lavagens da calçada por semana.

Fonte: Vida e Saúde (2013), "Dicas e soluções", edição especial, página 33.

 Galeria de Fotos

 Veja Também