Rua Marechal Floriano, 797 - Centro - 87130-000 - Paraná - IVATUBA

Meio Ambiente e Turismo

Ative sua consci?ncia ambiental e cidad?

Domingo, 23 de março de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 526 vezes


Ouvir matéria

Com o objetivo de promover a consciência ambiental e cidadã, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo traz uma nova lista, com dicas a serem implantadas na rotina de nossos moradores. Confira:

1. Evite abrir e fechar a geladeira

Abrir e fechar a geladeira várias vezes ao dia aumenta o valor da conta de luz no final do mês. Para evitar o gasto extra e o desperdício de energia, compre garrafas térmicas para ter água gelada sempre que desejar.

2. Desligue o ar condicionado

Ventiladores de teto são ideais para refrescar o ambiente e usam 90% a menos de energia comparados ao ar condicionado. Outra dica é desligar o ar condicionado uma hora antes de encerrar o expediente no trabalho.

3. Troque as pilhas e baterias comuns por recarregáveis

Pilhas e baterias recarregáveis colaboram com o meio ambiente e, mesmo custando um pouco mais caro do que as comuns, ainda fazem você economizar, já que não precisará comprá-las com frequência. Pilhas e baterias recarregáveis podem ser usadas por até mil vezes.

4. Prefira lâmpadas fluorescentes

Por ano, é possível economizar 136 quilos de gás carbônico com o uso de lâmpadas fluorescentes e também economizar 60% a mais de energia.

5. No lugar da secadora, use o varal

Usar a secadora é cômodo, mas trocá-la pelo velho e bom varal é ecologicamente correto. Estender roupas no varal por metade do ano reduz a emissão de 317 quilos de gás carbônico.

6. Recicle o seu lixo

Você tem o hábito de reciclar? pois deveria! Os materiais que são facilmente descartados ganham nova utilidade como objetos de decoração, brinquedos e ajudam a gerar renda. Procure um posto de coleta seletiva e recicle.

7. Use uma Ecobag

A Ecobag está na moda e há modelos e cores para todos os gostos. As sacolas reutilizáveis são aliadas do meio ambiente, já que as sacolinhas descartáveis, aquelas usadas normalmente em mercados, liberam gás carbônico e metano na atmosfera. 

8. Já plantou a sua árvore?

Um velho ditado popular diz que, para ser completa, uma pessoa deve “plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho”. Se você ainda não fez nenhum dos três, comece plantando uma árvore. Você pode colocá-la em um local do seu jardim ou inscrever-se em programa de plantio desenvolvido por alguma instituição. 

9 - Deixe o carro na garagem

Em um ano, você pode deixar de emitir 700 quilos de poluentes se trocar o carro por transporte coletivo ou usar aquela bicicleta esquecida na garagem. 

10 - Tome banho de chuveiro

No frio, um banho quentinho cai bem. Para quem não abre mão da água bem quente, a dica é instalar um chuveiro de baixa pressão. Com ele você evita a emissão de 180 quilos de dióxido de carbono por ano.

Fonte: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/semana-do-meio-ambiente-10-dicas-para-tornar-sua-rotina-sustentavel

 Galeria de Fotos

 Veja Também