Segunda-feira, 27 de junho de 2022
Última Modificação: 23/01/2023 11:00:05 | Visualizada 64 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura Convida a todos para as Oficinas de Xadrez e Jogos de Tabuleiros, elas acontecem na Biblioteca Cidadã no período da tarde.
Com essa informação vem uma indicação de Série:
“O Gambito da Rainha”.
O xadrez existe há mais de 15 séculos sendo jogado por milhões de pessoas ao redor do mundo, mas continua com a fama de ser um esporte intelectual, complexo e sisudo. Uma nova produção da Netflix, porém, está ajudando a desconstruir esses preconceitos — e elevando o esporte na cultura pop.
Lançada no final de outubro, O Gambito da Rainha (The Queen’s Gambit) já se tornou a minissérie mais assistida da história da Netflix. Mais de 62 milhões de casas pelo mundo maratonaram a série em seus primeiros 28 dias na plataforma. Os sete episódios são baseados na ficção do livro de mesmo nome escrito por Walter Tevis e publicado em 1983. Na trama, acompanhamos a vida e a evolução de Elizabeth Harmon, uma jovem órfã que, na década de 1950, se torna um prodígio do xadrez ainda criança. Ao longo dos anos, a jornada da jogadora é marcada por uma ascensão rápida e impressionante, ao mesmo tempo, em que enfrenta traumas antigos e vícios autodestrutivos.
O título da série se constrói sobre alguns significados interessantes; em termos gerais, “gambito” é uma palavra que pode significar uma artimanha ou manobra para vencer o adversário. No contexto do xadrez, o termo se refere a uma estratégia em que se sacrifica uma de suas peças para conseguir vantagens posteriormente o jogo. Já “Rainha” é o nome informal que damos à peça dama, a mais poderosa do tabuleiro de xadrez. As interpretações quanto ao nome da obra também podem ser aplicadas a própria vida da protagonista – mas não vamos dar spoilers, é claro.