Rua Marechal Floriano, 797 - Centro - 87130-000 - Paraná - IVATUBA

NOSSA CIDADE / História

História do Município

Os ivatubenses costumam dizer que o significado do nome de sua cidade é "Flor menina do Ivaí", certamente pela proximidade com o Rio Ivaí. Em síntese o nome Ivatuba, conforme registro de historiadores, provém do fato dos primeiros desbravadores descobrirem junto ao Rio Ivaí, terras com plantas frutíferas e muitas flores.
Os primeiros desbravadores, que aportaram na região em abril de 1948, efetuaram a abertura de uma "picada" na Água Paiçandu e iniciaram a formação de uma lavoura de café. A colonização deu-se a partir da iniciativa de Primo Francisco Mazzucco e Estevão Grasso, que adquiriram gleba de terras da empresa Pareja & Cia Ltda. Após a constituição da firma Grasso & Mazzucco Ltda., o patrimônio já estava formado, com traçado urbano e promissora venda de lotes urbanos e rurais.
Os primeiros moradores do povoado foram Santo Presa e Leonildo Coral, vindos em 19 de agosto de 1949, de Santa Catarina. São pioneiros no comércio o Sr. Aurélio Semprebom e José Bendo.
O Município é essencialmente agrícola, com terras produtivas e agricultores conscientes, os quais desenvolvem um trabalho de forma a destacar-se como uma das cidades públicas com a melhor conservação do solo.
Seu Aterro Sanitário serve de modelo regional mostrando a preocupação ambiental da comunidade.
Mais de 90% das ruas são asfaltadas, tem excelente arborização, belas praças, recanto de paz e de tranquilidade e até mesmo o cemitério local foi remodelado e apresenta um paisagismo agradável, fazendo do local uma referência do município.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Ivatuba