Rua Marechal Floriano, 797 - Centro - 87130-000 - Paraná - IVATUBA

+ Segurança

Terça-feira, 18 de abril de 2023

Última Modificação: 27/04/2023 13:43:47 | Visualizada 129 vezes


Ouvir matéria

Nesta terça-feira (18), os membros da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, e outros agentes da Rede de Proteção, reuniram-se no Centro Cultural para traçar ações de médio e longo prazo visando prevenir possíveis ataques às unidades escolares da Rede Pública. Os profissionais discutiram o cenário atual, considerando a tentativa de ataque a uma escola da região, e apontaram as deficiências de cada setor. Também debateram iniciativas para aplicação imediata com as crianças e adolescentes.

No encontro foram definidas intervenções iniciais, visando combater a raiz do problema, sendo elas:

- Manutenção dos vigilantes do quadro próprio de funcionários nas unidades da Rede Municipal;

- Presença ostensiva da equipe da Polícia Militar em todas a unidades escolares, incluindo o Colégio Estadual, através de visitas diárias;

- Permanente comunicação entre os diretores das unidades e vigilantes com a Polícia Militar e a Polícia Civil;

- Atividades com psicólogos do município aos alunos da Escola Municipal, CMEI e Colégio Estadual;

- Realização de capacitação e treinamento aos professores e demais servidores da Rede Municipal e Estadual de Educação;

- Promoção de evento voltado aos pais e responsáveis para abordagem do assunto;

- Convocação de audiência pública para tratar o tema da segurança pública com a população.

Ressalta-se que a comunidade pode denunciar, de forma sigilosa, qualquer possibilidade de ataque às escolas, por meio do WhatsApp da Delegacia de Polícia de Ivatuba: 44 3273-1175 ou pelo Disque 181. A Polícia Militar pode ser acionada pelos telefones: 44 98836-6280 ou 3238-1400. Os membros da Rede de Proteção também alertam que os pais e responsáveis vistoriem as bolsas de seus filhos antes de sair de casa e que estejam atentos a todo comportamento atípico, procurando ajuda profissional se necessário. Vale lembrar que a segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos.

Participaram da reunião o prefeito Sergio Jose Santi, o presidente da Câmara Devanir Molina e outros vereadores, o sargento da PM Ederaldo Hernandes Huss, representantes da Escola Municipal Afrânio Peixoto, do CMEI Carolina Fernandes Dias e do Colégio Estadual São Francisco de Assis, além de servidoras da Secretaria de Assistência Social, conselheiras tutelares e outros profissionais.

 Galeria de Fotos

 Veja Também