Rua Marechal Floriano, 797 - Centro - 87130-000 - Paraná - IVATUBA

NOSSA CIDADE / Uma cidade especial

Ivatuba: Uma cidade especial

1° lugar do Paraná no índice de avaliação de ensino do MEC

Ivatuba foi a única cidade fora do Estado de São Paulo a entrar na lista dos dez melhores municípios do país em educação. Teve a primeira colocação do Paraná no ensino fundamental, segundo resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007.

Em todo o país, só dez cidades conseguiram média acima de 6.0, comparável à dos países desenvolvidos. O objetivo da avaliação é ver o nível e a qualidade do ensino público, não considerando apenas as notas tiradas pelos alunos, mas os trabalhos desenvolvidos pela equipe pedagógica. O índice também leva em conta as taxas de aprovação dos alunos e a evasão escolar.

 

Modelo nacional em tecnologia agrícola

Primeiro município brasileiro a concluir, em 1987, o programa de recuperação de solo em 100% das propriedades agrícolas. Ivatuba registra atualmente uma das maiores médias de produtividade de soja, com 3.4 mil quilos por hectare. Antes da implantação do programa, a média era de 2.4 mil quilos por hectare.
O projeto de microbacias - implantado pelo então secretário estadual de agricultura, Osmar Dias - foi modelo nacional e atraiu centenas de comitivas de vários países do mundo. Segundo o gerente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extenção Rural (EMATER) de Ivatuba, Alain Zola, a terra do Município está entre as mais produtivas e caras do Brasil. 
 

Natal Iluminado
A cidade começou enfeitar-se no natal nos idos de 1970 com lâmpadas como de costume na época. Em 2003 despertou a vontade de criar uma festa mais bonita e elaborada aos seus munícipes, tomando como exemplo de algumas outras cidades que estavam aproveitando a reciclagem dos pet′s e transformando-os em enfeites.
Em 2005, começou então um trabalho com o envolvimento da Associação da Melhor Idade e outros vários segmentos da sociedade. A princípio a idéia era montar três árvores de material reciclado e algumas bolas para as árvores naturais.
Mas o entusiasmo tomou conta da comunidade e tornou-se um grande projeto, que a cada ano tomou novas dimensões.
O natal de Ivatuba com apresentações culturais, incluindo um belíssimo Auto de Natal e barracas para vendas de artesanatos e produtos locais, desenhou um produto turístico para o Município.


Festa de Nossa Senhora das Águas
O evento começou como uma manifestação religiosa em louvor à Nossa Senhora das Águas, por parte dos diretores e condôminos do Condomínio Pontal do Ivaí. Feito um intenso aprimoramento, a celebração tornou-se tradição na cidade, com uma programação que incluia missa e procissão fluvial. Após três edições da festa, a Cúria Metropolitana de Maringá intitulou a mesma santa que é a Padroeira do Paraná, como Padroeira do Rio Ivaí.

Atualmente o Município de Floresta sedia o evento.


Campus do Instituto Adventista Paranaense (IAP)
O campus do IAP localizado em Ivatuba é um lugar de convivência e troca de idéias, com liberdade de ser e de pensar. Foi planejado para ser um ambiente onde natureza e a tecnologia caminham juntas, contribuindo para a formação integral da pessoa humana. Oferece ensino médio, fundamental, graduação e pós-graduação. Funciona em sistema de internato e aberto.


Orquestra de Sinos do IAP
Com várias apresentações pelo estado do Paraná, a Orquestra de Sinos do Instituto Adventista Paranaense, regida pelos professores Fernando Campos e Edward Thomaz, mostra a arte como complemento na formação do indivíduo.

 

Fonte: Rede de Turismo Regional (RETUR) (http://www.turismoregional.com.br/municipio-turistico/20/Ivatuba+-+PR#prettyPhoto). Acesso em 25/08/2013.