Dados divulgados na última terça-feira mostraram a ineficiência do ensino brasileiro. Segundo a publicação, aproximadamente 70% dos alunos que terminam o 3º ano do ensino fundamental não têm domínio de noções básicas de escrita e matemática. Em entrevista à reportagem ao jornal O Diário, a professora doutora Rachel de Maya Brotherhood, comentou a realidade do ensino público praticado no Brasil e citou Ivatuba como exemplo a ser seguido na área da Educação. Confira:
O que pode ser feito para mudar a realidade da educação no Brasil?
" É possível se basear em exemplos que deram certo, desde que sejam respeitadas as características específicas de cada cidade. A UniCesumar, por exemplo, está com projeto de excelência na educação básica e fará um diagnóstico dos municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) para detectar falhas e analisar as cidades que estão no caminho certo. Entre os municípios que já conhecemos está Ivatuba, que tem o melhor Índice do Ensino Fundamental (Ideb) do Paraná. Ficamos encantados com o que vimos lá. Ivatuba não tem uma estrutura especial e nem um perfil de aluno muito diferente das demais regiões do Estado, mas a cidade desenvolve há 16 anos trabalhos educacionais com uma mesma equipe. Essa continuidade é extremamente benéfica, pois os professores, a secretária de Educação e o prefeito estão juntos para desenvolver a educação. Outro destaque é que eles oferecem aos alunos, no contraturno escolar, atividades voltadas aos conteúdos vistos em sala de aula, mas com focos diferenciados. A intenção é que os estudantes aprendam a pensar, resolver problemas e questionar"