Terça-feira, 31 de março de 2015
Última Modificação: // | Visualizada 919 vezes
Ouvir matéria
No dia 26 de maio, os pais dos alunos participaram de uma palestra com o educador Leonardo Pacheco, que abordou o tema Direito Digital, o tema abordado tinha como objetivo o uso da internt pelas crianças.
A internet pode ser um ótimo local para aprender, se divertir, bater papo com os amigos da escola ou simplesmente aprender, relaxar e explorar. Mas, assim como na vida real,a internet pode ser perigosa para as crianças. Os pais devem vigiar e ter acesso a navegação dos filhos na internet.
O que acontece com a criança na Internet é responsabilidade total dos pais. Eles são os que devem orientar e monitorar o uso da internet pelas crianças. Tudo é uma questão de orientar e ensinar.
Existem algumas normas essenciais para assegurar que a criança navegue pela internet de uma forma segura. Antes de permitir que seu filho permaneça online sem a sua supervisão estabeleça algumas regras que todos concordem.
1- A primeira delas é manter o computador conectado à Internet em uma área comum da casa, nunca no quarto da criança. É muito mais difícil para um predador estabelecer uma relação com seu filho se a tela do computador ficar facilmente visível. Mesmo quando o computador estiver em uma área pública da casa, sente-se com seus filhos quando eles estiverem online.
2- E a segunda norma imprescindível é ensinar à criança como usar a Internet com segurança:
- Ensine-os a confiar em seus instintos. Se alguma coisa online fizer com que se sintam nervosos, eles devem lhe contar.
- Se seus filhos visitam salas de bate-papo, usam programas de mensagens instantâneas, videogames online ou outras atividades na Internet que exijam um nome de login como identificação, ajude-os a escolher um nome que não revele nenhuma informação pessoal sobre eles.
- Insista para que nunca informem seu endereço residencial, número de telefone ou outras informações pessoais, como onde estudam ou onde gostam de brincar.
- Ensine a seus filhos que a diferença entre certo e errado na Internet é a mesma que na vida real.
- Mostre a eles como respeitar os outros online. Explique que as regras de bom comportamento não mudam apenas por estarem em um computador.
- Insista para que respeitem a propriedade de outros online. Explique que fazer cópias ilegais do trabalho de outras pessoas, como música, videogames e outros programas, é roubo.
- Diga a eles que não devem nunca encontrar amigos virtuais pessoalmente. Explique que os amigos virtuais podem não ser quem eles afirmam ser.
- Ensine a eles que nem tudo o que lêem ou vêem online é verdade. Encoraje-os a perguntar a você se não tiverem certeza.
- Controle as atividades online de seus filhos com software de Internet avançado. Os controle de menores podem ajudar a filtrar conteúdo ofensivo, monitorar os sites visitados pelos seus filhos e descobrir o que fazem lá.
- Use o software de controle dos pais que vem embutido em novos sistemas operacionais como o Windows Vista ou que você pode baixar por download gratuitamente como Configurações do Windows Live Family Safety.
Fonte: Assessoria Municipal de Imprensa