Rua Marechal Floriano, 797 - Centro - 87130-000 - Paraná - IVATUBA

Educa??o e Cultura

Alunos de Ivatuba participam de palestra sobre educa??o financeira

Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 671 vezes


Ouvir matéria

As prioridades de consumo e necessidades de cada indivíduo são muito pessoais, porém sabe-se que gastar dinheiro de forma errada pode acarretar problemas financeiros e familiares. Pensando nisso, o Instituto Sicoob Paraná desenvolve o projeto "Educação Financeira", que consiste em orientações e conceitos sobre a temática por meio de palestras, e da disponibilização de cartilhas educativas, que podem contribuir no planejamento financeiro das famílias.

Em Ivatuba, a ação foi realizada com os alunos da Escola Municipal Afrânio Peixoto. "Atividades como esta são essenciais para as crianças, afinal, elas são o nosso futuro e precisam começar a se preocupar e valorizar o dinheiro que os pais ganham, para lá na frente desfrutarem de uma vida confortável", conta a coordenadora pedagógica, Maria de Lourdes Macedo Rodrigues.

"A expectativa do Instituto Sicoob é criar uma mentalidade adequada e saudável sobre dinheiro, bem como fortalecer ações para que haja disciplina no controle do orçamento doméstico e liberdade financeira", destaca o palestrante e voluntário social, Adilso Augustinho Carniel.

Uma vídeo aula sobre equilíbrio financeiro foi apresentada aos alunos, com conteúdo dinâmico e divertido, os personagens representaram quais são as melhores formas de se gastar o dinheiro e a importância de poupar alguma quantia, sempre, seja para uma emergência ou para alguma aquisição. Buscando o equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta.

"Aprendi que o dinheiro que meus pais recebem deve ser gasto com aquilo que realmente é necessário, como por exemplo, alimentação e educação, o resto devo guardar ou fazer algum investimento, vou repassar isso a eles", afirma a aluna do 5º ano, Beatrys Ranek de Santana.

Os estudantes que participaram da palestra também conheceram sobre a origem da moeda, como ficar milionário poupando cinco reais por dia, o trabalho dos bancos e cooperativas de crédito, e como fazer um orçamento familiar.

"A educação financeira é algo sempre discutido na sociedade, gostamos de aproximar nossos alunos dessas questões. Com certeza tudo o que os pequenos ouviram hoje, vão levar para a vida, todos eles querem um futuro melhor, e a partir de agora já estão conscientes sobre como conseguir seus objetivos, em especial, os financeiros", conta a diretora Maria Luiza Macedo Rodrigues.

Os estudantes que estiveram na palestra ainda não trabalham, por isso não ajudam com dinheiro no orçamento de casa, mas Adilso apresentou-lhes outras formas de contribuir com as contas, como por exemplo: banhos rápidos, diminuir o abre e fecha da geladeira, não desperdiçar alimentos, apagar as luzes, entre outras pequenas ações que evitam gastos desnecessários.

"Na minha casa seguimos boa parte das instruções de economia que foram destacadas hoje. A exemplo da pensão que recebo do meu pai, metade do dinheiro uso para comprar coisas que preciso, a outra metade guardo na minha poupança para usar quando eu for cursar faculdade de engenharia civil", ressalta a aluna do 5º ano, Gabriela Gussi.

As crianças levaram para casa um manual do Instituto Sicoob com uma planilha de orçamento doméstico que vai auxiliar as famílias a organizarem suas receitas e despesas. Além disso, cada aluno recebeu um cofrinho para incentivá-los a poupar e, desde já, criar uma consciência financeira.

Fonte: http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2013/10/02/alunos-de-ivatuba-participam-de-palestra-sobre-educacao-financeira/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

 Galeria de Fotos

 Veja Também