Rua Marechal Floriano, 797 - Centro - 87130-000 - Paraná - IVATUBA

Prefeitos da região da Amusep se reuniram n

Segunda-feira, 11 de maio de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 1358 vezes


Ouvir matéria

Prefeitos da região da Amusep se reuniram na última sexta-feira (8), com parlamentares da bancada paranaense no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, para reivindicar um novo “pacto federativo”. Participaram da reunião a senadora Gleise Hoffmann, os deputados federais Ricardo Barros, Luiz Nishimori, Enio Verri e Sérgio Souza, o deputado estadual Evandro Araújo, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Luiz Sorvos, prefeito de Nova Olímpia, o presidente da Amusep, Antônio Carlos Zampar, prefeito de Itambé e o prefeito de Maringá, Roberto Pupin.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação de Maringá
O presidente da Amusep, Antônio Carlos Zampar, apresentou aos parlamentares a situação crítica especialmente dos pequenos municípios, onde as prefeituras não estão conseguindo manter as contas em dia com o avanço dos custos, a queda na arrecadação e dos repasses. “A demanda das pessoas está nos municípios, mas a maioria das prefeituras está com dificuldades até de cumprir a folha de pagamento e honrar os compromissos com os fornecedores”.

Prefeitos da Amusep também expuseram a situação crítica em setores determinados de cada município como a falta de condições de manter até serviços básicos, de contratação de pessoal e de atendimento ao público. O presidente da AMP, Luiz Sorvos, convocou os prefeitos para uma marcha até Brasília, entre os dias 25 e 28 de maio próximo, e apresentou um balanço da defasagem dos repasses e o crescimento dos serviços de responsabilidade dos municípios.

O prefeito Roberto Pupin lembrou a carga sobre os gestores municipais, e a responsabilidade no não cumprimento da legislação. “Se o prefeito não cumprir o que está na lei, será responsabilizado”, lamentou, se colocando à disposição da Amusep e destacando a importância da união dos gestores municipais. “Através da Frente Nacional dos Prefeitos conquistamos profissionais pelo programa Mais Médicos, e precisamos manter essa luta para todos os setores da administração pública”.
Todos os parlamentares se comprometeram a levar as reivindicações ao Congresso Nacional e à Assembleia Legislativa, somando forças com os demais municípios paranaenses e brasileiros. Os integrantes da bancada paranaense prometeram também apoio na marcha dos prefeitos em Brasília no final de maio, como interlocutores junto ao Governo Federal.

Fonte: Assessoria Municipal de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também